O PMMA ou metil metracrilato, muito usado há anos na medicina reparadora para preenchimento de face em AIDS (pacientes muito desnutridos) é um polímero plástico atualmente usado na medicina estetica em grandes volumes para areas como gluteos, posterior de coxa, panturrilha, peitoral e até abdominal.
O PMMA vem ganhando espaço na estética pelo aspecto bonito após preenchimento, além de ser mais barato que outros bioestimuladores de colágeno.
Recentemente alguns casos relatados na literatura de insuficiência renal aguda e crônica secundária a hipercalcemia (aumento do cálcio no sangue) e hipervitaminose D.
O aumento do cálcio no sangue pode gerar nefrocalcinose, cálculos renais e até IRC terminal. Muitos nefrologistas tem relatado casos de insuficiência renal aguda com valores de cálcio elevadíssimos, necessitando de internação para adequado manejo.
O produto está autorizado para as seguintes aplicações pela Anvisa:
Somente por profissional habilitado
É muito importante ressaltar que. conforme informações aprovadas nesta Agência, o produto deve ser administrado por profissionais médicos treinados. Para cada paciente. o médico deve determinar as doses injetadas e o número de injeções necessárias, dependendo das características cutâneas, musculares e ósteocartilaginosas de cada paciente. das áreas a serem tratadas e do tipo de indicação.
A Anvisa também esclarece que o produto não é contraindicado para aplicação nos glúteos para fins corretivos. Porém, não há indicação para aumento de volume, seja corporal
2 ou facial. Cabe ao profissional médico responsável avaliar a aplicação de acordo com a correção a ser realizada e as orientações técnicas de uso do produto
Alguns pacientes parecem ativar a formação de granuloma após implante de PMMA com produção anômala de vitamina D e cálcio.
O cálcio muito elevado no sangue causa insuficiência renal aguda, que se não diagnosticada e tratada pode evoluir com outras complicações como nefrocalcinose, cálculos renais e doença renal crônica.
Uma boa história clínica deve incluir a confirmação do produto utilizado, volume usado total, número de retoques se for o caso, as áreas injetadas, uso concomitante de vitamina D seja oral ou parenteral, além da presença de outros produtos injetáveis para fins estéticos como silicone industrial.
O diagnóstico deve ser feito por equipe médica habilitada e treinada para excluir todas as demais causas de elevação de cálcio no sangue, na presença de paciente com níveis elevados de 1,25 vitamina D e vitamina D 25 hidroxi, hipercalcemia, podendo já haver ou não supressão do PTH e elevação de creatinina e cistatina C séricas.
Exames de imagem podem der realizados como Ultrassonografia, Cintilografia 67-Ga, PET TC ou biópsia da área afetada ou renal
Tomografia por emissão de pósitrons (PET) demonstrando captação difusa em tecidos subcutâneo e muscular nas regiões glúteas e coxas.
Não existe ainda evidências de um tratamento eficaz e a retirada cirúrgica do biopolímero não é possível em todos os casos, dado que o PMMA é injetado em musculatura profunda e sua retirada poderá ocasionar mutilação da área afetada.
Sabe-se que há boa resposta ao uso de corticoides devido a natureza do granuloma. Alguns estudos tem identificado beneficio com outros medicamentos , mas ainda sem evidencia.
Rua Miguel de Frias, 150, Sala 503, Icaraí - Centro
Av das américas 2480 bloco 2 sala 230